Skip links

Mensagem do PGJ

No ano de 2022, período de restauração da normalidade e das rotinas de trabalho após o impacto da pandemia de covid-19, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) buscou ressaltar a importância do alinhamento institucional frente aos obstáculos e ruídos deixados nos últimos dois anos, para, diante disso, enfatizar o árduo e valoroso trabalho em prol da sociedade sul-mato-grossense, que devidamente anseia pela satisfação de seus direitos e garantias constitucionalmente protegidos.

Com esse papel de preservação dos direitos, como fiscais da ordem jurídica, precisamos nos manter sempre em dia com maiores aprendizados, cada vez mais ágeis, num aprimoramento interno contínuo, fazendo não somente aquilo que é esperado, mas indo além, proativamente, buscando resultados efetivos, que consolidem, ante à população, o papel do Ministério Público em sua defesa. Nesse sentido, mostramos a produção de nossos membros e servidores não com vã intenção midiática ou espetacularização, mas com responsabilidade e consciência.

Nosso Ministério Público sul-mato-grossense não raro tem se destacado no cenário nacional, inclusive angariando diversas premiações no que se refere à tecnologia, à gestão e à efetividade do serviço. Foram realizados fortes investimentos em tecnologia, sobretudo em inteligência artificial; foram feitas reuniões de alinhamento de entendimentos e teses, tanto internas quanto com outras unidades do MP brasileiro, para o desempenho de trabalho com a unidade que se espera de uma instituição coesa. Agimos, aprendemos, inovamos. Se há erros identificados no passado, alavancam acertos para o futuro.

Assim, conseguimos unir os nossos núcleos, os nossos Centros de Apoio Operacional, o nosso Gaeco, que orgulhosamente completou duas décadas de atuação em Mato Grosso do Sul. Essa unidade institucional se mostra como uma das maiores conquistas, tanto no aspecto humano quanto no aspecto institucional, marcado por traços fortes de ensinamentos e aprendizados, os quais moldam o MPMS.

Nestas páginas, o leitor poderá conferir o que o MPMS fez de melhor em 2022, em sua atuação constante, forte e resolutiva. Boa leitura!