Skip links

Iniciativas de Sucesso

Aquisição do novo data center do MPMS

Área

Área-meio

Tema

Setor

Deng, Sead, SEG, STI, Zeittec Soluções em Conectividade LTDA

Compartilhar

datacenter_Lucas Martinez Santo

Em 2022, objetivou-se, no MPMS, a montagem de um ambiente com alto nível de disponibilidade e segurança para armazenamento dos servidores de dados, compatível com certificações nacionais e internacionais para unidades de armazenagem segura. A estrutura apresenta resistência contra arrombamento, penetração de sólidos e líquidos, blindagem contra emissões de campos eletromagnéticos sendo eficaz contra impactos, explosões, umidade, poeira e alagamento. A solução ainda enquadra-se no Tier 3 do Padrão de Infraestrutura de Telecomunicações para Data Centers ANSI/TIA-942-B, possuindo sistema autossustentado, com equipamentos de refrigeração e alimentação de energia redundantes, o que permite a realização de manutenções planejadas sem o seu desligamento. O novo data center atende com elevado padrão às demandas tecnológicas atuais e futuras do MPMS, fornecendo infraestrutura para condução dos trabalhos diários de aproximadamente 2.500 usuários e alta disponibilidade de serviços para toda sociedade sul-mato-grossense.
Anteriormente, os equipamentos de processamento de dados eram armazenados em sala adaptada, e por essa razão, estavam sujeitos a danos e comprometimento decorrentes de tentativas de arrombamento, impactos e explosões, avarias por água ou umidade, problemas com roedores e insetos, inexistência de sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de monitoramento ambiental, entre outros. Após processo licitatório, foi realizada a montagem do data center em observância especialmente à Norma Brasileira ABNT 15.247, afastando os riscos e problemas previamente enfrentados e garantindo um salto na maturidade de infraestrutura de TI da instituição. Após procedimento licitatório, a montagem do ambiente foi realizada pela empresa Zeittec Soluções em Conectividade Ltda.
As etapas de fornecimento e instalação dos componentes do Data Center seguiram cronograma pré-definido e embarcou a montagem de diversos componentes e subsistema, entre eles: sala-cofre; sala técnica; subestação de energia; fontes de alimentação ininterrupta (UPS); iluminação interna e externa; subsistema de climatização; rede elétrica; rede lógica; racks; subsistema de detecção e combate a incêndio; subsistemas de CFTV, controle de acesso e alarme de intrusão; subsistema de gerenciamento de infraestrutura do data center; mobiliário, equipamento e acessórios de TI.
Com a conclusão do projeto, foram obtidos os seguintes ganhos para a instituição: montagem de um espaço seguro para salvaguardar os equipamentos de TI; implementação de sistema específico de combate a incêndio; implementação de sistema de refrigeração adequada; aumento da disponibilidade dos serviços de TI; expansão futura do ambiente computacional; melhor controle de acesso aos ativos de TI; aumento da vida útil dos equipamentos decorrente de operação em espaço adequado; e o atendimento às principais normas sobre ambientes de alta disponibilidade (NBR ISO/IEC 27002 – gestão de segurança da informação; NBR 15.247 – salas com resistência ao fogo; NBR 11.515 – práticas para segurança física relativa ao armazenamento de dados; EIA/TIA 942 – critérios técnicos mínimos para ambientes de missão crítica).

Tags: Data Center / disponibilidade / infraestrutura / sala-cofre / segurança / TI