Geralmente, há vários indicadores estratégicos no Planejamento Estratégico Institucional (PEI) relacionados à área do meio ambiente que são muito difíceis de monitorar manualmente, pois tais informações encontram-se em textos não estruturados. Com a ajuda de modelo de inteligência artificial (IA) denominado Extração de Entidades Nomeadas, foi possível extrair as informações dos textos e estruturá-las em uma base de dados.
O primeiro passo foi selecionar um conjunto de documentos que possuem as informações desejadas. Posteriormente, escolher as entidades (o tipo de informação) a serem extraídas dos textos. Desta maneira, foi possível anotar no conjunto de documentos os trechos relacionados com as entidades de interesse e então treinar um modelo de IA para aprender a reconhecer automaticamente as entidades.
Com isso, foi possível extrair de forma estruturada as informações de interesse e inseri-las em uma base de dados. Em média, o modelo de IA treinado é capaz de reconhecer 8 entidades diferentes (bacias hidrográficas, esgotos, ocupações irregulares, quantidade de área total desmatada, unidade das áreas desmatadas, multas, reparações ambientais e indenizações ambientais aplicadas), com uma assertividade de 89%.
Relatório Anual
de Atividades
Neste site, você poderá conferir o que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul fez de melhor em 2022.