A Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro recebeu, em 23/3/2022, em sessão solene no Senado Federal, o Diploma Bertha Lutz – homenagem entregue em reconhecimento a quem se destaca na luta pelo protagonismo feminino no Brasil. O prêmio foi uma indicação feita pela Senadora Soraya Vieira Thronicke, que reconheceu a atuação e a dedicação da Procuradora de Justiça, responsável pela implementação da Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar em Campo Grande.
Bertha Lutz (1894-1976) é uma referência para o movimento feminista no Brasil. Ela foi a segunda mulher a se tornar deputada federal na história do país, após Carlota Pereira de Queirós, e foi precursora na luta pelo direito de voto às mulheres, conquistado em 1932, bem como a primeira mulher a integrar uma delegação diplomática brasileira, em 1945, na conferência em que foi redigida a Carta das Nações Unidas. Ela também integrou a delegação brasileira participante da Conferência do Ano Internacional da Mulher, no México, em 1975.
Na cerimônia, 21 mulheres receberam a condecoração, entre empresárias, políticas, pesquisadoras, profissionais da saúde e da área jurídica.
Relatório Anual
de Atividades
Neste site, você poderá conferir o que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul fez de melhor em 2022.