Previamente, todo o trabalho de recepção, conferência e análise das prestações anual de contas de fundações e entidades de interesse social ao MPMS era realizado de forma manual. Para dar mais celeridade a esse processo, o fluxo de trabalho foi repensado e foi desenvolvida uma ferramenta que otimiza o envio da prestação de contas pelas fundações e a análise do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (Daex) e das Promotorias de Justiça.
O desenvolvimento do projeto começou em fevereiro de 2021, após uma reunião entre a Comissão de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial e o Daex. O Portal das Fundações foi dividido em três partes principais: API de validação de documentos e cálculo dos indicadores financeiros, aplicação web para envio da documentação pela fundação e aplicação web para acompanhamento e análise das prestações de contas pelo Daex e pelas Promotorias de Justiça. Com isso, iniciou-se o processo de desenvolvimento do software e, em agosto/2022, o Portal das Fundações foi disponibilizado para avaliação, com três fundações havendo sido convidadas para enviar as prestações de contas de 2022, o que revelou o pleno êxito do fluxo.
Agora, todo o trabalho de recepção, conferência, análise e processamento das prestações de contas é digital e automatizado. O projeto segue em constante desenvolvimento e novas funcionalidades estão sendo adicionadas, como a validação de documentos PDF utilizando inteligência artificial.
Relatório Anual
de Atividades
Neste site, você poderá conferir o que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul fez de melhor em 2022.